Fresh tropical food, healthy avocado fruit

Colômbia aposta na cultura do abacate

O país da América do Sul tem actualmente uma área de produção de abacate a rondar os 22.000 hectares (ha), mas a Corpoica (a agência do Governo da Colômbia responsável pela agricultura) considera que há potencial de crescimento.

Produzem-se diferentes variedades, tais como Creole, Reed, Colin Red, Santana, Lorena, Choquete. Um estudo daquele organismo afiança que existe mais de 1.500 hectares disponíveis para plantar abacate, em particular a variedade Hass, aquela que mais potencial de comercialização tem revelado. A Corpoica afirma que «o potencial de produção de abacate é grande na Colômbia». Actualmente, dos quase 22.000 ha plantados com abacate, apenas 9.000 produzem a variedade Hass.

A exportação iniciou-se recentemente porque até ao momento o país não tinha volume de produção suficiente e os produtores tinha problemas fitossanitários e não possuiam algumas certificações, por exemplo GlobalGAP, exigidas pelos países compradores.

A agência conclui que estão em curso acções que permitam aumentara área de produção, cumprir requisitos para comercialização externa e conquistar assim novos mercados.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *