castanha

VII Encontro Europeu da Castanha em Setembro

Entre 8 e 10 de Setembro, realiza-se em Alès, no Sul de França, a sétima edição do Encontro Europeu da Castanha.

O dia 8 de Setembro vai começar com a apresentação da situação em países produtores (Itália, Espanha, França, Portugal, Chile). Em seguida, vai decorrer uma mesa-redonda sobre a necessidade de erradicar barreiras fitossanitárias para desenvolver a produção europeia. Ao longo do dia serão ainda abordados dois outros temas: “Produção chinesa: uma oportunidade ou uma ameaça?” [na sequência de uma visita realizada em Junho por representantes do sector europeu da castanha a este país oriental] e “A criação de valor acrescentado – Panorama dos modos de valorização na exploração e na transformação artesanal”.

O programa para o dia 9 de Setembro contempla visitas a soutos tradicionais e a empresas de transformação artesanal de castanha.

Este evento é organizado anualmente pela Areflh (Assembleia das Regiões Europeias Hortofrutícolas), com parceiros locais – neste caso, a Câmara Regional de Agricultura de Languedoc Roussillon Midi Pyrénées, a União de agentes da fileira da castanha de Languedoc Roussillon e o Sindicato Nacional dos Produtores de Castanha. Mais informações aqui.

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fotogaleria