campo1

Fertilização e ambiente são tema de simpósio nacional

O 2.º Simpósio Nacional de Fertilização e Ambiente realiza-se a 27 e 28 de Outubro, na Escola Superior Agrária de Santarém. O evento, cuja primeira edição se realizou em 2011, tem como objectivo «promover um amplo debate nacional em torno destas questões e contribuir para a transferência de novos conhecimentos», diz a organização, a cargo da Sociedade de Ciências Agrárias Portuguesas (SCAP).

A organização quer chamar a atenção para novas opções, como «os adubos que disponibilizam gradualmente os nutrientes, as metodologias expeditas de avaliação do estado nutricional das culturas, a fertirrega, a adubação foliar e a agricultura de precisão, são “ferramentas” já disponíveis e cuja utilização permitirá optimizar a fertilização das culturas, com a utilização mais racional dos fertilizantes, de modo a conciliar a rentabilidade máxima das produções com a preservação do meio ambiente».

Durante o simpósio serão debatidos temas como “A fertilização e os novos desafios agro-ambientais”, “Os resíduos urbanos biodegradáveis: origem, evolução e valorização”, e a “Agricultura de precisão: o novo paradigma na gestão agronómica das culturas”.

Está ainda prevista uma demonstração técnica de equipamento para agricultura de precisão para aplicação de fertilizantes às culturas, no campo experimental da Escola Superior Agrária de Santarém.

Os interessados podem consultar o programa completo e inscrever-se através do e-mail secretariado@scap.pt

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fotogaleria