pêra

Pêra Rocha: estimativa de produção igual à de 2015

Segundo a Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha (ANP), cujos associados representam mais de 90% da produção nacional deste fruto, estima-se para 2016 «uma produção em termos de quantidade idêntica à da campanha anterior e com uma qualidade similar». Recorde-se que em 2015 a produção dos associados da ANP foi de 114.422 toneladas e que foi caracterizada, face à campanha anterior, por aumento de calibres e níveis ºBrix superiores. Em 2015, a produção total nacional terá sido de 133.049 toneladas.

A produção de 2016, refere a ANP em comunicado emitido no fim de Junho, «encontra-se um pouco mais tardia, reflexo de oscilações das temperaturas (menos horas de frio), que provocaram um atraso e prolongamento da época de floração das pereiras». Desta forma, embora seja «ainda prematuro fazer uma previsão com rigor, estima-se como consequência que o início da colheita venha a ocorrer nas últimas semanas de Agosto». Em 2015, a colheita na região Oeste teve início a 10 de Agosto.

Estas estimativas foram divulgadas pela ANP na sequência de uma reunião com as suas associadas – para, entre outros assuntos, avaliar a produção de pêra Rocha – e tendo por base a apreciação efectuada por técnicos das diferentes centrais fruteiras da região Oeste.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



























Newsletter

* campo obrigatório
Ao clicar em "Subscrever" está a concordar que Leu e Aceitou a nossa Política de Privacidade



Fotogaleria