Batata Primor

Concelho da Lourinhã festeja a batata

No fim-de-semana de 18 e 19 de Junho, a freguesia de Moita dos Ferreiros, na Lourinhã, recebe a Festa da Batata. O evento combina as jornadas técnicas dedicadas à fileira com mostras de tractores e motocultivadores, caminhadas e animação.

Durante as jornadas técnicas, que terão lugar dia 18, os participantes poderão visitar diversos campos de ensaio: um com variedades da Agrico e da Stet Holland; outro da Solana com controlo fitossanitário da Lusosem; um com variedades da HZPC, fertilização da ADP e controlo fitossanitário da Bayer CropScience; e um com variedades da Europlant, Germicopa e Solana e adubação da Deiba. Além disso, serão discutidas questões como o impacto do Epitrix, novos sistemas de rega para a batateira e o Irristat, um novo software de controlo de rega.

O objectivo do evento subordinado ao tema “Batata com sabor” é «dar a conhecer aos visitantes os vários tipos e variedades de batata, as diferentes características organoléticas e as diversas formas de cozinhar, por forma a realçar o valor de cada batata», diz a organização.

A organização do evento está a cargo da Liga dos Amigos do Santuário de Nossa Senhora da Misericórdia e conta com o apoio das autarquias de Moita dos Ferreiros e da Lourinhã, da Louricoop e da Associação para o Desenvolvimento da Lourinhã.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fotogaleria