Alqueva_premio

Alqueva: mais 10.928 hectares regados

A 24 de Junho, no salão polivalente de Pias, em Serpa, terá lugar a apresentação pública dos aproveitamentos hidroagrícolas de Caliços/Machados, Pias e Moura Gravítico, inseridos no subsistema de rega de Ardila. No total, são 10.928 hectares (ha) que irão beneficiar 800 proprietários de 1.636 prédios rústicos.

O sistema, que vai entrar em funcionamento durante a actual campanha, é constituído por 123 quilómetros de redes secundárias, uma estação elevatória, 232 hidrantes equipados com 463 bocas de rega e 58 quilómetros de rede viária.

A Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA) pormenoriza que «os blocos de rega de Caliços/Machados beneficiam uma área de 4.664 ha, distribuídos por quatro sub blocos, localizados a Sul da cidade de Moura e a Nordeste da vila de Pias. O perímetro de rega de Pias abrange uma área com 4.600 ha e é dividido em cinco sub blocos. O perímetro de rega de Moura Gravítico domina uma área com cerca de 1.664 ha».

À semelhança do que foi praticado aquando da entrada em funcionamento de outros perímetros, este ano «não serão cobrados os volumes de água utilizados, já que é considerado o ano de testes», diz a EDIA.

Nesta campanha, o perímetro de rega de Alqueva estende-se por 120.000 ha e prevê-se que, até 2020, se instalem mais 47.000 ha.

 

 

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *