Azeite_773

Conselho Oleícola Internacional apoia Concurso Nacional de Azeites de Portugal

O Concurso Nacional de Azeites de Portugal, organizado pela Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo em conjunto com o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, é a primeira prova de âmbito nacional, no Mundo, a ter o “patrocínio” do Conselho Oleícola Internacional (COI). «O apoio ao Concurso Nacional de Azeites de Portugal faz todo o sentido, tendo em conta o esforço colectivo para a criação de um concurso nacional, de acordo com os exigentes requisitos do COI, e pela importância que tem para Portugal», refere a entidade internacional.

Assim, o director executivo do COI estará presente na entrega dos prémios do Concurso Nacional de Azeites de Portugal e na abertura do seminário sobre o tema “Azeite Virgem Português”. Estas iniciativas realizam-se a 8 de Junho, no Cnema (Centro Nacional de Exposições), em Santarém, durante a 53.ª edição da Feira Nacional de Agricultura – que decorre de 4 a 12 de Junho no Cnema. Realizado a 2 de Maio, no Cnema, o Concurso Nacional de Azeites de Portugal contou com várias dezenas de amostras de produtores de Norte a Sul do País e com um painel de provadores, composto por profissionais de referência na análise sensorial de azeites virgens.

O Conselho Oleícola Internacional conta com 17 membros, sendo um deles a União Europeia, e representa todos os países que produzem azeitona e azeite de oliveira. Este organismo promove o azeite de oliveira em todo o Mundo, nas vertentes de produção, definição de normas de qualidade e vigilância de autenticidade.

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *