exportação-sc

Reino Unido importa 50% dos alimentos que consome

Um estudo publicado no Journal of the Royal Society Interface afirma que o Reino Unido importa 50% dos alimentos que consome. O trabalho, que avaliou o impacto do consumo no ambiente, concluiu que, pelo facto de o país recorrer cada vez mais a recursos externos, o impacto ambiental da produção de alimentos com destino ao Reino Unido se verifica também fora do país.

De facto, o estudo sublinha que 64% das emissões de gases de efeito estufa resultantes da produção de alimentos consumidos pelos cidadãos britânicos acontecem no exterior, em países mais pobres. A fertilização, a aplicação de estrume e o cultivo de arroz são as principais actividades responsáveis pela emissão deste tipo de gases.

Também a área ocupada pelas explorações agrícolas em todo o mundo, onde se produzem alimentos com destino ao Reino Unido, aumentou 23% entre 1986 e 2009, advogam os responsáveis pelo estudo.

Apesar desta tendência prejudicar, em termos ambientais, os países em desenvolvimento, os investigadores sublinham que potencia o desenvolvimento económico através do comércio internacional.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *