UTAD_vacaria_créditos_setorFotografiaUTAD

Urina de vaca – uma «alternativa» na fertilização agrícola

Um estudo da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), orientado por Henrique Trindade, docente e investigador do Departamento de Agronomia da UTAD, indica que a urina de vaca, quando aplicada à fertilização agrícola, «atinge resultados superiores aos fertilizantes comerciais», diz a instituição em comunicado.

A investigação, levada a cabo no âmbito do mestrado em engenharia agronómica de Teresa Monteiro Gonçalves, foi feita nas estufas da UTAD onde se avaliou «o efeito da diluição crescente da urina de vaca como fertilizante» aplicada ao milho amarelo.

Os investigadores concluíram que a urina de vaca, quando utilizada como fertilizante orgânico, apresenta várias vantagens: «proporciona bons resultados nas diversas formas de aplicação, dosagens e concentrações» e pode «ser obtida nas próprias explorações agro-pecuárias gerando economia de produtos adquiridos nos comércios e melhorando o meio ambiente».

Em conclusão, a UTAD avança que o baixo custo e o efeito rápido tornam a urina de vaca uma «alternativa aos fitofármacos e não causa risco à saúde do produtor nem do consumidor».

Foto: UTAD




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fotogaleria