SOLO SECA 2

Uma base de dados para combater a escassez de água

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) está encarregue do desenvolvimento de um portal que utilizará imagens de satélite para auxiliar os países do Este e Norte de África a gerir os seus recursos hídricos.

O objectivo do portal, apresentado durante a Semana Mundial da Água que decorre entre 23 e 28 de Agosto, em Estocolmo, na Suécia, é reunir e analisar as informações enviadas pelos satélites para que possam, posteriormente, ser utilizadas para aumentar a produtividade dos solos e da água.

Jippe Hoogeveen, responsável pelo desenvolvimento do projecto, sublinhou que «os relatórios sobre a produtividade da água são praticamente inexistentes nos países e regiões mais afectados pela sua escassez, pelo que, estes dados serão fundamentais para a criação de sistemas de agricultura sustentável nestas áreas».  

O projecto, que terá uma duração de quatro anos, está a ser financiado pelo Governo holandês e será implementado pela FAO em parceria com o Instituto de Educação para as Águas, da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

O portal começará a ser desenvolvido em Outubro de 2015 e, quando concluído, será de acesso universal e gratuito.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *