vitacressflagship

Vitacress já é uma “quinta modelo”

A quinta onde a empresa produz a alface Iceberg e as folhas baby que fornece à McDonald’s foi nomeada pela cadeia de restauração como uma flagship farm. A distinção, atribuída à Quinta da Azenha, é a primeira do género em Portugal e a vigésima dada pela McDonald’s na Europa.

O anúncio foi feito a 9 de Junho, durante a Feira Nacional de Agricultura, e veio premiar a Vitacress pelas suas «práticas económicas, financeiras, sociais e ambientais de excelência», disse Jorge Ferraz, director-geral da McDonald’s.

A exploração nomeada como flagship farm situa-se perto de Odemira, na costa alentejana, e tem 130 hectares. Aí a empresa produz cerca de 3.500 toneladas por ano de hortícolas. As preocupações com a produção passam pelo controlo do uso de fertilizantes, pela redução da utilização de água, pela manutenção da biodiversidade e pela preocupação com a formação dos colaboradores.

Apesar de ter reconhecido a utilidade desta distinção, o director-geral da Vitacress, Luís Mesquita Dias, notou que «a exigência da McDonald’s coaduna-se com a própria exigência da empresa». «O que fazemos não acontece por causa da McDonald’s», rematou.

A cadeia de fast food  está a trabalhar com outros fornecedores para que estes obtenham também essa nomeação. Jorge Ferraz nota que a empresa «tem em Portugal fornecedores de excelência, com muita flexibilidade, capacidade de resposta e até criatividade».

A quinta da Vitacress será usada no contexto da McDonald’s Business Initiative for Agriculture (MBIA) e servirá como modelo. Como tal, os agricultores integrados na iniciativa poderão visitá-la e perceber o que lá se faz de diferente.

Pode também interessar-lhe:

McDonald’s incentiva empreendedorismo agrícola

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *