Utilização de compostos naturais na indústria alimentar

Utilização de compostos naturais na indústria alimentar

O Centro de Transferência de Tecnologia Alimentar INOV’LINEA, do TAGUSVALLEY, e o BIOCANT PARK estão a preparar um evento subordinado ao tema “Os Compostos Naturais na Indústria Alimentar”.

Dividas em dois momentos, um no dia 15 de Maio em Cantanhede e outro no dia 29 em Abrantes, estas Jornadas Técnicas tem por objectivo sensibilizar as empresas para o uso de compostos naturais nos seus produtos alimentares. Conhecer as investigações de compostos naturais que poderão ser aplicados na indústria em substituição dos aditivos sintéticos é uma das propostas deste evento.

No dia 15 de Maio, as conferências serão sobre a aplicação dos compostos em produtos de origem vegetal como sumos, sopas, purés, hortofrutícolas, compotas. Já no dia 29 de Maio, será destinada a lácteos, carnicos e pescado, ou seja, de proveniência animal. Paralelamente às conferências, a iniciativa conta com uma exposição de posters sobre a mesma temática, decorrente do Concurso de Trabalhos Técnico-científicos, e um Brokerage Event.

Este último com o objectivo promover a interacção entre os diversos intervenientes do sector alimentar, conta com o apoio da Rede de Incubadoras e Empreendedorismo da Região Centro (RIERC). Estas jornadas técnicas, que irão contar com apresentações de investigadores de diversos estabelecimentos de ensino superior do país e empresas alimentares, pretendem mostrar as tendências do mercado, novos compostos e produtos naturais que podem ser incorporados nos alimentos, respondendo à crescente regulamentação para os compostos de síntese e a procura por parte dos consumidores de produtos mais saudáveis e menos manipulados

. A organização deseja com os dois momentos envolver os vários intervenientes na investigação para que a implementação tecnológica dos resultados científicos possa contribuir para o aumento da competitividade das empresas do sector agro-alimentar no mercado global; fomentar a utilização de compostos naturais no tecido produtivo, especialmente para as actividades de manuseamento e transformação de produtos de origem vegetal e animal; e promover a transferência de tecnologia entre as Entidades do Sistema Cientifico e Tecnológico Nacional e as empresas do sector.

Para inscrição nas actividades e mais informação sobre este evento poderá consultar o site do TAGUSVALLEY – Tecnopolo do Vale do Tejo (www.tagusvalley.pt) ou o site oficial do evento http://www1.biocant.pt/jornadas_alimentar.


TAG


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *