Os agricultores afectados pelos incêndios de Outubro e que apresentaram candidaturas com prejuízos até cinco mil euros, vão receber até ao final deste ano os apoios financeiros do Governo, num total de 40 milhões de euros.
Em conferência de imprensa, o ministro da Agricultura esclareceu que os mais de seis mil agricultores que entregaram prejuízos até 1053 euros vão receber na totalidade o valor apresentado (3,7 milhões de euros no total), enquanto os mais de 14600 agricultores que apresentaram prejuízos entre 1054 a cinco mil euros vão receber 75% do valor total das candidaturas (valor global de 49,8 milhões de euros) até ao fim de Dezembro (37,3 milhões de euros relativos aos 75%) e os restantes 25% no início do próximo ano, após validação dos controlos.
Luís Capoulas Santos avançou ainda que estes mais de 20 mil pequenos agricultores vão receber entre 27 e 29 do presente mês, através de transferência bancária, vale dos correios ou cheque carta. Mais de 11 mil destes produtores não dispõem de conta bancária.
A par desta medida, o Governo também disponibilizou alimentação para os animais. «Além destes apoios, disponibilizámos ainda outros para a alimentação animal. O Ministério da Agricultura disponibilizou 4500 toneladas de alimentos para animais, sobretudo para ruminantes, cabras, ovelhas, vacas, e também cerca de 200 toneladas de açúcar para as abelhas que irão beneficiar cerca de 400.000 colmeias», disse Capoulas Santos.