15 empresas já exportaram em conjunto 1.500 t de pêra para a Lidl Alemanha

Desde Setembro de 2014 até ao fim de Janeiro de 2015, já foram exportadas 1.500 toneladas de pêra Rocha (o equivalente a cerca de 12 milhões de pêras) de Portugal para a cadeia de lojas Lidl na Alemanha. Realizada através da Lidl Portugal, esta acção «com excelentes resultados» vai manter-se «até ao fim da campanha deste ano», afirma a empresa em comunicado.

As pêras são fornecidas por um conjunto de 15 organizações de produtores, que se juntaram para negociar com a Lidl Portugal, com o apoio da Portugal Fresh. As pêras são expedidas pelos produtores em sistema rotativo, seguindo os requisitos da Lidl – ao nível de calibre, apresentação e embalagem (a embalagem é comum) – e são pagas a um preço idêntico. No âmbito desta acção conjunta, são expedidos, em média, sete camiões de pêra Rocha por semana para a Alemanha, onde são distribuídos pela cadeia de lojas da Lidl no país. A parceria estabelecida entre a Portugal Fresh e a Lidl Portugal «inclui a preparação e formação dos produtores para cumprirem os elevados padrões de qualidade e segurança exigidos» pela cadeia de distribuição alimentar de origem alemã. Além da pêra Rocha, a Lidl Portugal também exportou, em 2014, cerca de 1.200 toneladas de melancia para França e cerca de 550 toneladas de framboesa para a Alemanha.

Estes dados foram apresentados num evento realizado a 29 de Janeiro na Coopval, com a presença da ministra da Agricultura, Assunção Cristas – que classificou esta acção como «uma parceria exemplar» –, do Director Geral de Compras da Lidl Portugal, Pedro Monteiro e do presidente da Portugal Fresh, Manuel Évora. No evento foi reforçado o objectivo de Portugal atingir dois mil milhões de euros em exportações de fruta e legumes até 2020, que foi anunciado por Assunção Cristas no início de Dezembro último e que tem vindo a ser defendido por outros elementos do Governo e por entidades do sector hortofrutícola.

O Director Geral de Compras da Lidl Portugal considerou esta iniciativa «muito positiva» e indicou que «tem tido muita boa receptividade». Pedro Monteiro defendeu que, para o mercado alemão, a pêra Rocha, «não é um produto concorrente, é um produto complementar» e afirmou que «estamos abertos a outros produtos, desde que respondam às especificações, que respeitem os padrões de qualidade». A Lidl está presente em 27 países e detém cerca de 10.000 lojas.

No evento, Manuel Évora expressou gratidão à Lidl Portugal pela «enorme oportunidade que deu aos agricultores nacionais» e referiu que «a Lidl Portugal é uma porta de entrada para os produtos portugueses em 27 mercados. Esta será uma excelente parceria para alcançar o objectivo de dois mil milhões de euros em 2020». Entre 2010 e 2013 as exportações do sector hortofrutícola português cresceram 28% e só em 2014 aumentaram 10%.

Em 2015, Portugal é o país convidado da Fruit Logistica, a maior feira hortofrutícola do mundo, e espera-se que isso ajude a potenciar as condições para se alcançar o objectivo de exportações hortofrutícolas para 2020. A feira decorre de 4 a 6 de Fevereiro em Berlim, capital da Alemanha, um mercado com mais de 80 milhões de habitantes e «com um potencial enorme», considerado estratégico para os exportadores hortofrutícolas nacionais.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...