Prémios Hortofrutícolas COTHN 2014 na III Gala Viva Frutas e Legumes

O Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha acolheu a 14 de Novembro a III Gala Viva Frutas e Legumes, organizada pelo Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN). O evento reuniu cerca de 350 representantes da fileira hortofrutícola nacional e contou com a presença de Nuno Vieira e Brito, secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agro-alimentar.

Na Gala foram entregues os Prémios Hortofrutícolas COTHN 2014, que visam «promover, distinguir e reconhecer publicamente entidades, pessoas, iniciativas e projectos da fileira hortofrutícola que apostem na inovação e na colaboração como vectores de crescimento». Promovidos pelo COTHN no âmbito do projecto HortINOV 2020, estavam organizados em cinco categorias. Os vencedores ofereceram os prémios, no valor unitário de 900 euros, a diferentes instituições particulares de solidariedade social.

O projecto Folhas de Fruta recebeu o prémio Produto Inovação. Este projecto incide sobre uma solução de apresentação e consumo de fruta, que lhe acrescenta valor e promove o seu consumo. Esta solução incentiva o consumo de fruta no dia-a-dia sobre a forma de snack e tem um grande potencial em mercados como os da alta cozinha, pastelaria ou gourmet, onde a folha pode ser trabalhada e transformada.

Na categoria Cooperação Internacional o prémio foi atribuído ao SteamRadSter, projecto relativo a técnicas alternativas e inovadoras de conservação e desinfestação de especiarias e plantas aromáticas que vão passar pela radiação ou o vapor, entre outras, com vista a garantir a conservação e a circulação das plantas aromáticas com qualidade e segurança alimentar. Este projecto surge no âmbito do programa europeu Eureka é liderado pelo Instituto Politécnico de Bragança e integra universidades e empresas de Espanha, Alemanha, Sérvia e Roménia.

O vencedor da categoria Inovação Organizacional foi a Frutalmente, organização de produtores de uva de mesa nacional reconhecida em Dezembro de 2013 pelo Ministério da Agricultura e actualmente com oito produtores.

O prémio Desenvolvimento Sustentável foi entregue ao projecto By Drop, promovido pela organização de produtores Torriba com o apoio da empresa Hidrosoph. O projecto visa garantir mais eficiência e competitividade para os associados da Torriba, envolvendo uma redução significativa de consumos de água, adubos, fitofármacos e energia. Este projecto está a ser desenvolvido em sete zonas principais, abrangendo aproximadamente 60 produtores, num total de 2.800 hectares.

A empresa Easy Fruits and Salads, que resulta da primeira instalação de três jovens agricultores dos Açores, arrecadou o prémio Inovação Jovem Empreendedor. Esta empresa produz, processa e comercializa hortofrutícolas, com especialização no segmento de IV Gama. Os produtos desta marca são comercializados em cinco das nove ilhas do arquipélago dos Açores.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”
FLF 250_entrevista_porbatata
«Tem de haver uma maior partilha de risco»

Notícias relacionadas

4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”
O projecto InovFarmer.MED apresenta o seu primeiro workshop, focado na cadeia...
FLF 250_entrevista_porbatata
«Tem de haver uma maior partilha de risco»
As perpespectivas para a campanha, os problemas com a batata de semente e o...
IMG_6047
Anipla agora é CropLife Portugal
Decidida a ser, cada vez mais, um reflexo da evolução da indústria, a Anipla...