1

Kiwicoop produz kiwi vermelho

No mercado mundial de kiwi, um dos desafios dos anos recentes tem sido a obtenção de variedades comerciais de kiwi vermelho. Portugal surge na linha da frente desta novidade.

2

RK2018 é, para já, a única designação da variedade de kiwi vermelho que está em testes de pré-produção em Portugal. A Kiwicoop – Cooperativa Frutícola da Bairrada, fundada em 1988, possui actualmente cerca de 100 plantas no seu pomar de testes, instalado junto à sua sede, em Oliveira do Bairro.

3

Esta variedade foi fornecida pela EnzaFruit – empresa de origem neo-zelandesa integrada no grupo belga T&G Global – e a Kiwicoop tem o exclusivo da sua produção em Portugal. Plantadas em Junho de 2016, estas plantas tiveram a sua primeira produção em 2017, que rondou os 100 quilogramas de kiwi vermelho.

4

Oriundo da China, o kiwi é um fruto rico em nutrientes, vitaminas, minerais, enzimas e fibra, o que tem incentivado o seu consumo. No mercado internacional, já se comercializam frutos de kiwi em vários formatos e, até recentemente, com polpa de cor verde ou amarela.

Os frutos de cor vermelha são apetecíveis pela novidade (embora existam variedades autóctones de kiwi vermelho na China) e porque é uma cor atraente para diferentes consumidores e mercados, como o chinês ou outros. Além da EnzaFruit, outras entidades estão a apostar neste tipo de kiwi.

Saiba, em exclusivo, mais informações sobre o kiwi vermelho produzido pela Kiwicoop na Frutas, Legumes e Flores de Janeiro.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *