DSCN3018

Plano Nacional de Regadios avança no início de 2018

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, anunciou que o Governo obteve já luz verde para avançar com o Plano Nacional de Regadios. Em causa está um investimento que ultrapassa os 400 milhões de euros e que tem como objectivo construir mais 90 mil hectares de área de regadio, 48 mil dos quais em Alqueva.

Durante a audição conjunta na Comissão de Agricultura e Mar e na Comissão do Orçamento e Finanças, no âmbito da apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2018, Capoulas Santos informou que o Governo espera dar início aos trabalhos já a partir de Janeiro.

O ministro explicou que o Plano será financiado através de dois empréstimos conjugados no montante global de 260 milhões, 80 milhões dos quais serão concedidos pelo Banco do Conselho da Europa e o restante valor pelo Banco Europeu de Investimento.

O plano de financiamento é complementado pelo Programa de Desenvolvimento Rural, onde estão já aprovados os projectos dos restantes regadios que integram o plano.

Capoulas Santos tem vindo a sublinhar a importância deste Plano no domínio do uso eficiente da água, «um desígnio importantíssimo para o nosso País, e em particular para a agricultura, especialmente neste contexto de alterações climáticas e de seca que o País atravessa».

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *