restaurant-1284351_640

Dicas para ter uma alimentação mais sustentável

A Associação Portuguesa de Nutrição explica como conseguir ter, no dia-a-dia, uma alimentação mais sustentável, por considerar que esta pode ter um forte impacto no ambiente, economia ou na sociedade.

Nas palavras de Helena Real, secretária-geral da Associação Portuguesa de Nutrição, «actualmente não é suficiente querermos ter uma alimentação saudável. Temos de ter também uma alimentação mais sustentável. Neste contexto, pequenas escolhas no nosso dia-a-dia podem fazer a diferença. Opções como escolher produtos nacionais, preferencialmente locais, frescos e sazonais e procurar fazer refeições com maior quantidade de produtos de origem vegetal e menos de origem animal, são alguns dos exemplos possíveis».

Assim surgem algumas recomendações que visam fazer a diferença em termos de sustentabilidade alimentar:

1. Realizar uma lista de compras e adquirir apenas os alimentos que serão consumidos;
2. Ocupar ¾ do prato com alimentos de origem vegetal;
3. Limitar a ¼ do prato os alimentos de origem animal;
4. Aumentar o consumo diário de leguminosas e utilizá-las em substituição da carne, pescado ou ovos em algumas refeições da semana;
5. Servir as porções em função da Roda da Alimentação Mediterrânica e em conformidade com as necessidades energéticas e nutricionais de cada indivíduo;
6. Preferir alimentos locais e da época;
7. Reduzir o desperdício na preparação e confeção dos alimentos;
8. As panelas de pressão permitem cozinhar mais rapidamente e economizar mais energia. Limitar o uso de forno;
9. Preferir embalagens familiares, ao invés de embalagens individuais. Adquirir produtos avulso;
10. Atentar à data de validade dos produtos e acondicionar na zona frontal os alimentos com a data de fim mais próxima.

Estas são algumas das recomendações que estão no Ebook agora lançado pela APN “Alimentar o Futuro, Uma Reflexão sobre Sustentabilidade Alimentar” e que pode ser consultado aqui.

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *