legum1

Projecto europeu explora potencial das leguminosas

Está em curso um novo projecto europeu, que visa explorar o potencial das leguminosas e promover o seu cultivo. O projecto TRUE – Percursos de Transição para Sistemas de Produção Sustentáveis Baseados nas Leguminosas na Europa envolve 24 parceiros de dez países, entre os quais Portugal, com a Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica Portuguesa.

Segundo um comunicado da ESB, «as leguminosas não são ainda adoptadas numa prática agrícola comum», sendo cultivadas em apenas 2% a 3% das terras aráveis da União Europeia (UE)». O objectivo das entidades envolvidas no TRUE é «explorar e desenvolver sistemas agrícolas e agropecuários sustentáveis baseados nas leguminosas», abrangendo toda a cadeia de valor.

A ESB é «a entidade responsável pela avaliação nutricional, pelo desenvolvimento de produtos inovadores para alimentação humana e, ainda, para rações animais baseadas em leguminosas». O projecto TRUE dispõe de um financiamento de cinco milhões de euros do programa Horizonte 2020 da UE.

Notícias relacionadas




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *