Sistema de micro-aspersão para rega de baby-leaf no Alentejo

Nasce associação europeia da agricultura de regadio

Amanhã, 14 de Junho, vai decorrer em Portugal a cerimónia da assinatura de constituição da Irrigants d’Europe, a primeira associação na Europa que tem como objectivo oficial a defesa e o desenvolvimento do sector da agricultura de regadio na Europa. A cerimónia realiza-se no âmbito da Feira Nacional de Agricultura, na sala de administração do Cnema, em Santarém, pelas 16h00.

Os fundadores da Irrigants d’Europe são associações de âmbito nacional, encarregues da gestão da água nos respectivos países:

ANBI (Associazione Nazionale Consorzi di Gestione e Tutela del Territorio e Acque Irriga) – Itália;

Fenacore (Federación Nacional de las Comunidades de Regantes de España) – Espanha;

Irrigants d’France – França;

Fenareg (Federação Nacional de Regantes de Portugal) – Portugal.

As entidades fundadoras são as maiores associações gestoras de água para agricultura, representando ao todo 75% da área de regadio na Europa: 7,7 milhões de hectares («cuja maior parte é gerida pelas organizações de beneficiários associados»), num total de 10,2 milhões de hectares de regadio.

Em comunicado, a Fenareg salienta que «no contexto do regadio europeu, importa assegurar uma estratégia conjunta orientada para o aumento de regadio e das suas comunidades, que permita uma evolução da actividade, assente na gestão sustentável e na promoção da competitividade do sector – este é o foco a médio e longo prazo dos envolvidos na Irrigants d’Europe». Na cerimónia de constituição vai ser apresentada a “Declaração de Santarém”, documento que será depois entregue ao ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *