DSC_1064a

Banco Alimentar com apoio de mercados do grupo Simab

Durante 2016, os mercados abastecedores de Lisboa (MARL), Braga (MARB), Évora (MARÉ) e Faro (MARF) proporcionaram ao Banco Alimentar Contra a Fome a recolha de perto de 2.300 toneladas de alimentos. Estes quatro mercados, empresas do grupo Simab (Sociedade Instaladora dos Mercados Abastecedores), têm parcerias estabelecidas com o Banco Alimentar respectivo da sua região.

IMG_1216

No âmbito destas parcerias, os mercados têm cedido espaços para recolha e armazenamento de alimentos recolhidos pelo banco alimentar respectivo. Em paralelo, «fomentam a participação das empresas que operam nos mercados abastecedores , através da oferta diária e permanente de alimentos frescos e da sua participação em campanhas especiais», refere a Simab em comunicado.

Em 2016, o MARL foi responsável por cerca de 24% do total de alimentos recolhidos em Lisboa pelo Banco Alimentar – ou seja, de mais de metade da fruta e legumes frescos distribuídos pela entidade nesta região.

No MARB, é realizada bimensalmente uma recolha de hortofrutícolas. No MARF, a recolha decorre duas vezes por semana, às segundas e quartas.

Rui Paulo Figueiredo, presidente do Conselho de Administração do grupo Simab, enaltece a importância destas acções e da parceria entre a Simab e Federação Europeia dos Bancos Alimentares (FEBA). «Esta relação está cada vez mais alargada aos nossos operadores, quer da base agro-alimentar, quer da base de logística e transporte, que podem, em conjunto, contribuir cada vez mais para o sucesso desta missão.»

DSC_1060a

Segundo a Simab, o transporte dos alimentos recolhidos é, «muitas vezes, feito por empresas com sede nos mercados abastecedores do grupo». No MARÉ, por exemplo, quatro operadores de transportes disponibilizaram-se para recolher e transportar os alimentos desde as superfícies comerciais até ao local de acondicionamento e armazém do Banco Alimentar de Évora.




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *