CP_00087

Azeitona Galega de conserva da Beira Baixa é candidata a IGP

A azeitona Galega de conserva produzida na Beira Baixa é oficialmente candidata à atribuição de uma IGP (Indicação Geográfica Protegida), a Azeitona Galega de Conserva da Beira Baixa IGP . O desenvolvimento deste trabalho tem sido levado a cabo pela Associação dos Produtores de Azeite da Beira Interior (APABI).

«Este reconhecimento poderá trazer uma enorme vantagem à variedade Galega, como importante factor de diferenciação nos mercados internacionais. Sendo muito apreciada como azeitona de mesa, com uma separação fácil entre a polpa e o caroço e reconhecida nacional e internacionalmente como “azeitona portuguesa”», lê-se em comunicado enviado às redacções.

O caderno de especificações da azeitona, que formaliza a candidatura, foi entregue durante a 5.ª edição da Sabores de Perdição, uma feira  para a promoção dos produtos locais e a sua gastronomia, que decorreu em Castelo Branco entre 16 e 18 de Junho.

A Azeitona de Conserva Negrinha de Freixo DOP (Denominação de Origem Protegida) e as Azeitonas de Conserva de Elvas e Campo Maior DOP são as únicas duas variedades de azeitona de conserva que estão, actualmente, inseridas no regime de qualidade.

Entrega_caderno_especificações_candidatura_Azeitona Galega de Conserva da Beira Baixa IGP (3)

Adelina Martins, directora Regional de Agricultura e Pescas do Centro, João Pereira, presidente da Direcção da APABI, Luís Correia, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, na entrega do dossiê de candidatura. (da esquerda para a direita)

 

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Newsletter

* campo obrigatório
Ao clicar em "Subscrever" está a concordar que Leu e Aceitou a nossa Política de Privacidade



Fotogaleria