sustainability1

Congresso da APN debate sustentabilidade alimentar

“Sustentabilidade alimentar: Desafios” é o tema principal do XVI Congresso da Nutrição e Alimentação, realizado pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN). O evento vai decorrer no Centro de Congressos de Lisboa, nos dias 4 e 5 de Maio, e a organização espera ter mais de 1.500 participantes, nomeadamente profissionais da área da nutrição, alimentação e saúde.

A 4 de Maio, Lorenzo Maria Donini, da Universidade de Roma, vai abordar o tema “Dietas saudáveis e sustentabilidade”. Pedro Graça, Director do Programa Nacional para a Promoção de uma Alimentação Saudável, e Giuseppe Russolillo, Presidente da Academia Española de Nutrición y Dietética vão intervir sobre o tema “Sustentabilidade alimentar”. Segue-se uma sessão de cinema, com a visualização do documentário “SustanablEating”, sobre a mesma temática.

No dia 5, vai falar-se de sustentabilidade em matérias ligadas à produção e distribuição de alimentos e no âmbito da saúde pública. Terá ainda lugar uma Tertúlia sobre “Medidas de combate ao desperdício alimentar: a estratégia do Governo”, com intervenções do Coordenador da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar, Eduardo Diniz, e do Coordenador do Comissariado Municipal de Combate ao Desperdício Alimentar da Câmara Municipal de Lisboa, João Gonçalves Pereira.

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) identifica a sustentabilidade agrícola e alimentar como uma das áreas estratégicas a trabalhar à escala global para assegurar a preservação dos recursos e disponibilidade de alimentos e a nutrição das populações», indica a APN em comunicado. Assim, o objectivo de abordar este tema no congresso é «promover a reflexão e a actuação ao nível dos principais pilares da sustentabilidade alimentar».




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *