ficheiro_000

Frutas DOP e IGP já estão mapeadas

As frutas com Denominação de Origem Protegida (DOP) e Indicação Geográfica Protegida (IGP) representam 15% da produção nacional de frutas frescas. Valorizar estes produtos de cariz nacional e aumentar o consumo de frutas são objectivos do Mapa das Frutas de Portugal, apresentado a 23 de Setembro, em Lisboa.

DOP e IGP são dois selos de qualidade concedidos pela União Europeia. Portugal tem actualmente 17 frutas frescas com esta certificação de qualidade (num total de 136 produtos). Pêra Rocha do Oeste, Maçã Riscadinha de Palmela, Maçã Bravo de Esmolfe, Maracujá dos Açores/São Miguel são alguns frutos DOP que pode agora melhor associados à sua região através do mapa. 

O projecto iniciou-se em Abril de 2016 e está agora concluído. O mapa vai ser disponibilizado às escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico «para que as crianças conheçam as principais regiões portuguesas produtoras de fruta e sejam sensibilizadas para a importância do consumo de fruta na sua alimentação», pormenorizam os mentores desta iniciativa.

O Mapa das Frutas de Portugal foi desenvolvido pelo Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE), o Centro de Frutologia Compal e a Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Dgadr).




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *