88637_Olive_Oil_Award_Cover_DEFINITIV

Azeite Moura DOP é o melhor do Mundo

moura dopO Azeite Moura DOP (Denominação de Origem Protegida), produzido pela Cooperativa Moura Barrancos, foi distinguido com o primeiro prémio na categoria frutado maduro, no concurso Mário Solinas, organizado pelo Conselho Oleícola Internacional.

A concurso estavam outras 110 referências de azeite produzido em Espanha, Argentina, Tunísia, Israel, entre outros países. O prémio Mário Solinas, que é considerado um dos mais relevantes a nível internacional, distingue azeites de quatro categorias distintas: frutado maduro, frutado verde intenso, frutado verde médio e frutado verde ligeiro.

Henrique Herculano, director técnico do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (Cepaal), declara que esta é uma «distinção importantíssima para Portugal, que prova que o caminho traçado pelo sector é o correcto». Além disso, o mérito é ainda maior por ser um prémio atribuído a uma cooperativa, que trabalha variedades tradicionais, e a um azeite DOP. «Duas coisas que devem ser protegidas», sublinha.

A atribuição do prémio a uma cooperativa «não é inédita», mas tem sido algo mais raro nos últimos tempos, explica o responsável.

Se ficou curioso e com vontade de provar o azeite vencedor, terá de aguardar até ao início de Setembro, altura em que o produto será comercializado.

 

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fotogaleria