Chicharos (3)

Investigadores procuram variedade de chícharo mais saborosa

Uma investigação coordenada pelo Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB), da Universidade Nova de Lisboa, tem como objectivo encontrar uma variedade mais saborosa de chícharo, até 2019.

Nesse sentido, 150 variedades da leguminosa, vindas de Portugal, Espanha, Polónia, Canadá, Índia, Paquistão, Síria, Afeganistão e Irão, serão cultivadas numa exploração no município de Alvaiázere (local que apelidado “Capital do Chícharo”).

As variedades cultivadas serão depois avaliadas pelas suas características nutricionais e pela satisfação do consumidor. Além disso, será elaborado um perfil genético e proteico de cada uma.

O consórcio envolvido nesta investigação é composto por diversos cientistas, empresas e municípios. Carlota Vaz Patto, investigadora do ITQB Nova e coordenadora do projecto, avança que «estamos confiantes neste consórcio e na união das diferentes valências que juntámos para levar a cabo este projecto».

O chícharo (Lathyrus sativus L.) é um elemento com tradição na dieta portuguesa, em determinadas regiões do país, e tem um elevado valor proteico (27-29%). No entanto, tem sido uma cultura negligenciada e «corre o risco de desaparecer», avança o ITQB em comunicado.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fotogaleria