seloDiaNacionalGastronomia_1

Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa já tem postal dos CTT

Os CTT – Correios de Portugal apresentaram a 24 de Maio o selo comemorativo, o postal e o carimbo do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa, que se assinala a 29 de Maio.

A apresentação teve lugar na Assembleia da República e o carimbo colocado no postal é deste local porque «se entendeu que devíamos homenagear a Assembleia da República pelo facto de a lei [que institui o Dia Nacional da Gastronomia] ter sido aprovada por unanimidade pelos deputados. Assim, hoje [24 de Maio] fez-se aqui uma pré-apresentação do postal e começa a circular já hoje. No dia 29 de Maio, em Aveiro, o postal terá o carimbo da cidade», explica Raul Moreira, director de Filatelia dos CTT – Correios de Portugal.

seloDiaNacionalGastronomia_3 seloDiaNacionalGastronomia_2

 

 

 

 

 

 

 

O postal integra o serviço nacional, está à venda das lojas do CTT e pode ser utilizado em todas as mensagens dentro do território nacional. No total, serão emitidos 10.000 postais.

Olga Cavaleiro, presidente da Federação das Confrarias Gastronómicas de Portugal salientou a transversalidade da gastronomia. «A gastronomia mexe com tudo, com o desenvolvimento agrícola e económico, com orçamento do Estado, porque uma alimentação não saudável traduz-se em maior despesa para o Estado, e representa muito daquilo que é a afirmação da nossa cultura e história.»

Sobre o lançamento do postal alusivo ao Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa, a responsável comentou que «quando algo passa para a filatelia é porque já está institucionalizado, já se afirmou. Com isto conseguimos afirmar a gastronomia como um valor  institucional, uma causa nacional».

seloDiaNacionalGastronomia_4

Olga Cavaleiro referiu ainda que a gastronomia «é fundamental para desenvolvimento da nossa economia, para termos uma sociedade forte, um interior desenvolvido e não despovoado».

«Se as pessoas acreditarem que podem viver de um produto tradicional e que esse produto pode chegar às grandes cadeias de venda, não vão sair da sua terra, nem desaproveitam os recursos que lhes foram passados ao longo da vida, nem o conhecimento dos mais antigos, nem os recursos agrícolas e geográficos.»

O Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa, o último domingo do mês de Maio, foi instituído pela resolução n.º 1453/XII de 23 de Junho de 2015 e assinala-se pela primeira vez este ano. Aveiro é a cidade que acolhe as comemorações (a 29 de Maio), mas quer-se que o espírito se estenda um pouco por todo o País.

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *