premio_alqueva_gpa

Vale da Rosa vence prémio GPA EDIA “Boas Práticas em Alqueva”

A 7 de Janeiro, em Lisboa, foram conhecidos os vencedores da 8.ª edição dos prémios Green Project Awards (GPA) Portugal. No âmbito desta iniciativa foi criado o Prémio GPA EDIA “Boas Práticas em Alqueva” que, na edição de 2015, foi atribuído à empresa alentejana Vale da Rosa, produtora de uva de mesa.

Neste galardão, que resulta de uma parceria entre GPA e a Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA), recebeu ainda uma menção honrosa o projecto Paxberry que iniciou em 2014 a produção de morangos em hidroponia. Na categoria Inovação em Alqueva o vencedor foi o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo e o Instituto Politécnico de Beja pelo projecto “H2O Processing & Mitig: Mitigação de CO2 atmosférico, produção de soluções nutritivas, correctivos organominerais e produtos hortofrutícolas”. Trata-se de um sistema de tratamento de águas residuais de queijo com obtenção de soluções nutritivas/correctivos organominerais para reutilização agrícola, e simultânea mitigação de CO2 atmosférico.

O GPA Portugal atribuiu ainda uma menção honrosa na categoria Agricultura, Mar e Turismo ao Cantinho das Aromáticas, empresa produtora de ervas aromáticas em modo de produção biológico. A distinção surge em particular pelos Lotes Reservas, uma colheita selectiva das partes terminais das espécies limonete, erva-príncipe, hortelã-vulgar e tomilho-limão, feita durante o ano de 2013.

Na Iniciativa Jovem de destacar o projecto “Sementes com Futuro” da Escola Secundária de Montemor-o-Novo que recebeu uma menção honrosa. O objectivo é conservar e valorizar economicamente a biodiversidade associada à flora silvestre e variedades agrícolas tradicionais.

O GPA Portugal pela consultora de comunicação GCI, a Agência Portuguesa do Ambiente e Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *