Alqueva_premio

Prémio GPA-EDIA: Boas Práticas em Alqueva com 10 finalistas

No total, foram 22 as candidaturas ao Prémio GPA-EDIA: Boas Práticas em Alqueva. O júri seleccionou 10 finalistas, entre os quais serão eleitos os vencedores em duas categorias: Inovação em Alqueva e Boas Práticas em Alqueva.

Este galardão é um «reconhecimento de boas práticas em projectos que promovam o desenvolvimento sustentável na região de Alqueva, nos quais o recurso “água” seja o factor de desenvolvimento fundamental», lê-se no site dedicado ao Prémio que assinala os 20 anos da Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA).

O melhor projecto em Inovação em Alqueva receberá um prémio monetário no valor de 2.500 euros.

O júri é composto pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA), Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo (Anpromis), BCSD – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, EDIA e o Green Project Awards (parceiro nesta iniciativa).

Na categoria Inovação em Alqueva são finalistas:

– Associação dos Agricultores do Baixo Alentejo com o IRRICOOP;

– Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo e o Instituto Politécnico de Beja com o H20 PROCESSING&MITIG: Mitigação de CO2 atmosférico, produção de soluções nutritivas, corretivos organominerais e produtos hortofrutícolas;

– Global Colibri – Engineering and Consulting, Lda, com as Ilhas Flutuantes para cobertura dos reservatórios da EDIA;

– Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores, com a Segmentação de ciclo e valorização de subprodutos orgânicos para incremento da matéria orgânica no solo e

– Universidade de Aveiro, com a terapia fotodinâmica na inativação de microorganismos em águas residuais: uma abordagem eficaz e de baixo impacto ambiental.

Na categoria Boas Práticas são finalistas:

– António Ferreira, pelo trabalho desenvolvido no Vale da Rosa;

– Canteiro da Luz, com Terras do Grande Lago;

– Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja, com o Projeto Heróis da Água;

– Paxberry e

– Olivais do Sul, Sociedade Agro-pecuária.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *