agrobot

Tecnologia facilita apanha do morango

Já existe um robô com braços mecânicos que colhe os morangos sozinho, sem apanhar os que estão verdes, e os coloca em pequenas caixas. Trata-se do Agrobot SW 6010, uma máquina, com algumas semelhanças a um tractor, criada especificamente para o morango.

Os 14 braços automatizados do robô ajudam a suprimir a falta de mão-de-obra nesta actividade, que se verifica pelo menos nos Estados Unidos da América (EUA), onde o uso deste tipo de maquinaria é mais comum. Os seus computadores de alta potência e os sensores de cor garantem que a colheita é tão eficaz como se um ser humano estivesse encarregue da mesma. Contudo, apesar do seu nível de independência ainda necessita de alguma intervenção humana.

A Driscoll´s Associates Inc., uma das maiores produtoras de bagas do mundo, está a co-financiar o desenvolvimento deste instrumento de trabalho que está a ser levado a cabo pela empresa espanhola, Agrobot – com sede em Espanha e na Califórnia, nos  EUA.

Soren Bjorn, vice-presidente executivo da unidade das Américas da Driscoll’s, sublinha que «a única maneira que temos de elevar a produtividade é aumentar a tecnologia».

Actualmente, a máquina custa 100.000 dólares americanos, aproximadamente 88.000 euros. O investigador responsável pelo desenvolvimento do SW 6010, Juan Bravo, já confirmou que há um protótipo mais caro em desenvolvimento.

O investimento neste tipo de máquinas não se fica pela colheita do morango. Um viveiro de plantas nos EUA, já utiliza uma máquina semelhante para transplantar as suas rosas do vaso para uma nova fileira. Com um custo de 25.000 dólares (perto de 23.000 euros), o investimento nesta máquina é recuperado ao fim de 18 meses.

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *