Xylella fastidiosa Puglia olival1

Xylella fastidiosa pode chegar a Portugal

A bactéria Xylella fastidiosa pode atacar diferentes culturas como oliveira, amendoeira, laranjeira. A bactéria foi detectada em Outubro de 2013 em Itália, onde meio milhão de oliveiras já foi infectado. O relatório de Janeiro de 2015 da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar  alerta para a possibilidade da bactéria «se alastrar a outros países da União Europeia».

Ana Paula Carvalho, engenheira agrónoma e subdirectora da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, afiançou que «Portugal pediu agora medidas mais restritivas na União Europeia para importação de plantas da zona afectada». A responsável alertou ainda que «o risco é grande porque esta bactéria infesta 300 espécies vegetais, incluindo amendoeiras, videiras e citrinos».

A Xylella fastidiosa é transportada por insectos vectores e o desenvolvimento da doença na planta depende da capacidade da bactéria se deslocar do ponto de inoculação e desenvolver uma infecção sistémica da planta.

Os sintomas variam conforme as plantas. No caso das videiras, entre outros factores, há uma murchidão das folhas; nas oliveiras verifica-se, por exemplo, queimaduras foliares e nas amendoeiras há necrose da folha.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *