tomate001

Mercado dos produtos biológicos cresce a nível global

Um estudo, realizado pela Federação Internacional dos Movimentos da Agricultura Biológica (IFOAM), em parceria com o Instituto para a Investigação da Agricultura Biológica (FiBL), revelou, no início deste mês, um crescimento de 10% do mercado dos produtos biológicos, em 2013.

O mercado em questão  gerou, no ano de 2013, 55 mil milhões de euros. Os Estados Unidos da América, líderes de mercado, com receitas na ordem dos 24.3 mil milhões de euros, foram precedidos pela Alemanha e França com 7.6 mil milhões e 4.4 mil milhões de euros, respectivamente.

Na Europa, os valores correspondem aos dados registados a nível global. Com mais 1 milhão de hectares (ha) cultivados com produtos biológicos do que em 2011,  o velho continente fica apenas atrás da Oceânia no que ao aumento de área cultivada diz respeito. O continente registou um aumento de mais de 5 milhões de ha ocupados com agricultura biológica o que, em grande parte, se deve ao investimento do governo australiano no sector.

Sobre este mercado, em Portugal, os dados são escassos. Em 2013, Jaime Ferreira, presidente da direcção da Agrobio – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, revelou, ao Diário Económico, que o volume de negócios do sector não ultrapassava os 20 milhões de euros. Um valor ainda distante dos montantes revelados no estudo da IFOAM.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *